Aldeia "perdida no mapa" salta para o universo digital sem direito a filme
"O site é nosso!" É assim que um dos habitantes da aldeia de Águas Altas mostra o seu orgulho pela página da Internet que dá o mote para o filme Dot.com, de Luís Galvão Teles. O filme gira em torno de uma pequena aldeia portuguesa e da sua página na Net, mas o orgulho de uma aldeia nacional no seu site não se fica apenas pela ficção e há exemplos de pequenas localidades que deram o salto do pequeno ponto do mapa para o universo digital.
Pocariça fica no concelho de Cantanhede, a norte de Coimbra. É uma aldeia com cerca de 1100 habitantes que marca presença na Internet através do Pocariçaonline (www.pocaricaonline.com). No filme, é a aldeia de Águas Altas que tem de lutar pelo seu espaço virtual, o que faz crescer o orgulho dos seus habitantes na página. Pocariça não precisa de lutar, mas os seus habitantes mostram-se também orgulhosos da sua representação na Net. Raquel Melo é natural de Pocariça, formada em Ciências da Comunicação e resolveu, juntamente com um primo, Carlos Duarte Galhano, formado na área da informática, criar o Pocariçaonline: "Foi numa conversa de café que nasceu a ideia", contou ao DN. Desde aí "as reacções são de entusiasmo e mesmo os mais idosos gostam de dizer às pessoas das outras terras que Pocariça tem um site".
Os mais idosos não aderiram ainda às novas tecnologias, "mas têm sempre curiosidade em saber o que está no "seu" site. Se vêem alguém a consultar a Internet, querem ver o que lá está". A autora sublinha que "há poucos sites de aldeias e a originalidade do nosso é a de se manter sempre actualizado. Há interactividade com as pessoas, mas queremos que enviem mais notícias ou mesmo as suas crónicas", explica.
Raquel Melo coordena as notícias e a informação sobre a sua aldeia e diz que a página acabou por se tornar um marco "na ligação à terra" porque "Pocariça também tem muitos emigrantes e como temos um espaço para comentários, recebemos muitos um pouco de todo o mundo. A visibilidade da página é bastante grande", acrescenta. O Pocariçaonline transformou-se também num participado fórum de discussão. "É uma aldeia com uma identidade cultural muito forte e durante as eleições autárquicas, o debate fez-se muito através do site", continua.
As principais reivindicações de Pocariça estão relacionadas com "instalações desportivas e o emprego. Como há pouco, os jovens da aldeia têm de ir procurar noutros sítios", o que aca- ba por reforçar o papel do site na ligação à terra. "Nota-se muito que as pessoas acompanham assim a sua aldeia principalmente através dos comentários."
Ainda assim, Raquel Melo sublinha que Pocariça "não é uma aldeia isolada, tem bons acessos, está perto de Cantanhede e de Coimbra e até é relativamente fácil ir à praia".